terça-feira, 12 de agosto de 2014

A Grande Trilogia: Jogos Vorazes

Olá pessoal, Eu sou a Bia e hoje eu vim postar sobre uma trilogia que sou extremamente apaixonada: Jogos Vorazes. Sei que para algumas pessoas isso pode parecer modinha, mais só quem leu e gosta de uma boa ação sabe o quão é emocionante! Foi escrito pela Suzanne Collins e lançado pela editora Rocco, por conta de seu grande sucesso, já foi parar na telinhas do cinema (com participação de vários gatinhos); mas particularmente eu prefiro ler e depois assistir o filme para melhor entendimento. 

Jogos Vorazes - Livro 1 
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Em Chamas - Livro 2
 Nesse livro a Capital não está nada contente com o resultado do último Jogos Vorazes. Para eles, a Katniss desafiou os poderosos com seu ato final nos jogos, e ainda encorajou muitas pessoas a se rebelarem contra a própria Capital. E é isso mesmo que acontece. "Em chamas" é totalmente focado no lado político da estória, o que eu particularmente adorei. A Capital nada boba, decidi mostrar para os distritos quem é que realmente manda na bagaça. Como? Levando vencedores de várias edições dos JV para a arena novamente. Eles irão participar do 3º Massacre Quaternário. É obvio que o casal queridinho do presidente Snow vai entrar nessa roubada. E dessa vez está em jogo muito mais que ter vários mortos e um só vencedor. O que está em jogo é o destino de todos os distritos. O clima desse livro é muito mais tenso que em JV. Não é aquela coisa do primeiro livro que enquanto os jogos acontecem, o pessoal dos distritos estão bem ou mal nas suas casa e vivendo suas vidas "normalmente". Enquanto rola o Massacre Quaternário, o bicho está pegando pra todos os lados. Uma revolução por completo. Fiquei agoniado do começo ao fim. E eu gostei bastante dos acontecimentos dentro da arena. A Suzanne Collins teve umas sacadas geniais que fizeram toda a diferença para o enredo. 

Esperança - Livro 3
 Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. O livro que termina a trilogia é cheia de surpresas, em todos os sentidos, trazendo grandes emoções desdo do primeiro capítulo até o triste adeus que damos a narrativa nos livros e nos preparamos para assistir os filmes. EBAAAA! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário